Exemplos do Quénia


Já todos sabemos o quanto a genética, a alimentação, a altitude ou o descanso podem ser importantes para justificar os resultados dos atletas africanos. Todos sabem isso e alguns destes assuntos serão certamente abordados no futuro neste blog….
Vivi na pele todos estes aspetos e bem sei a importância de cada um deles…ou melhor, acho que sei! Digo acho, simplesmente porque por vezes damos tanta importância a alguns aspetos que nos esquecemos de outros não menos importantes…
É claro que temos de ser capazes de manter um estilo de vida condizente com o ser praticante de alto rendimento, mas existem outras coisas tão simples e tão decisivas! Ao ver este vídeo, para além de outros semelhantes que tenho tido oportunidade de ver, admira-me a forma como as provas e mesmo as sessões de treino são encaradas por estes atletas. Não nos podemos esquecer que estes corredores estão habituados desde pequenos a viver no mundo da corrida e como tal, a paixão de correr fá-los querer sempre mais e melhor. A verdade é que a paixão aumenta com o passar do tempo e a positividade, alegria e a forma descontraída com que o fazem é crescente e salta à vista perante tanta humildade, tanta simplicidade…
É curioso, como de uma forma tão simples, transmitem conhecimentos tão relevantes…  Sabem bem que é preciso trabalho a longo prazo e que para conseguirem atingir os seus objetivos precisam de saber esperar e nunca pensar que existem impossíveis! É brutal a forma tão simples como abordam coisas que nós complicamos tanto…
Diria que a “carola” destes atletas quenianos é muito forte! Ganhar; Ser positivoTrabalhar e tudo de uma forma absolutamente Descontraída. E tudo dito de uma forma tão simples, tão genuína de quem quase parece saber que se acreditar…um dia vai lá chegar…
Falamos de uma atitude descontraída perante o processo de treino, sem pressão, sem prazos e apenas focados nas suas tarefas demorem o tempo que demorem… Não tenho dúvidas que esta tranquilidade lhes permite tirar um enorme rendimento do processo de treino…
Aqui não existem depressões, angústias ou reflexões negativas de pressões externas!
Muito mais do que competir é preciso desenvolver esta mentalidade enquanto se treina. Focarmo-nos simplesmente nas nossas tarefas e alimentarmos o nosso dia-a-dia com os nossos sonhos!
Durante anos, senti ter a garra e a capacidade de perseguir os meus sonhos, mas vejo cada vez mais que tive algumas importantes lacunas para que esse trabalho se tornasse consistente e duradouro…
Durante anos vivi e conheci de perto praticantes que viviam quase em desespero por uma prática de rendimento obsessiva, mesmo quando os resultados tardavam em chegar. Perante pressões vindas de todo o lado, perdiam a alegria das conquistas que iam fazendo muitas vezes hipotecadas por resultados que “poderiam ser melhores”… A fasquia é sempre colocada por terceiros e muitas vezes demasiado alta! A pressão é constante e sufocante e faz com que muitos acabem por ceder a essas pressões perdendo o que de mais importante a prática desportiva deve ser: a alegria de viver!
Acho que este exemplo é um exemplo de como saber estar no Desporto, de como devemos acreditar em nós próprios e de onde nos devemos efectivamente focar, sendo que o treino terá de ser a prioridade de todas as prioridades, porque o nosso futuro traça-se com trabalho regular, sistemático, consciente e feito com alegria! Uma alegria que só pode subsistir quando isenta de pressões desmedidas, de instituições que se limitam a avaliar rendimento físico e em que muitas vezes o atleta acaba por ser o elo mais fraco. Pequenas reflexões que devem ser vistas não apenas nos atletas de alto rendimento, mas em jovens atletas que frequentemente se vêem sujeitos a pressões desmedidas, mesmo quando precisavam de alguém ao lado a colocar-lhes os pés na terra…
Se um dia correr mal, outro irá correr melhor! Se trabalharmos para isso e não nos deixarmos cair na tentação de ceder a pressões que parecem apenas dizer-nos que estamos mal, quando na verdade só estamos num percurso que exige trabalho e dedicação:
You can’t start today and then win tomorrow, no. It takes a lot of
time. So you have to be positive, and patient.